A importância do logo
Postado em | por Otavio Albano | em Branding

A importância do logo

A importância do logo de uma empresa é um dos aspectos essenciais para as áreas de marketing e branding. Como sua representação gráfica mais importante, o logo é o componente mais visível junto ao público-alvo. Por isso, um logo de qualidade é fundamental para qualquer estratégia de branding e marketing efetiva.

Propósito

Logos corporativos são a “cara” de uma empresa: eles são a vitrine de sua identidade e — através de cores, fontes e imagens — fornecem informações fundamentais que permitem aos clientes identificar a essência da sua marca.

Um logo também é uma forma simplificada de identificar sua empresa em peças de marketing e publicidade. Além disso, o logo é a referência principal quando há a necessidade de se escolher outras fontes, cores e elementos de design em campanhas promocionais e publicitárias.

Princípios de design

Um logo de qualidade deve ser único e compreensível para clientes potenciais. Apesar de haver incontáveis opções de cor, elementos visuais e tipografia, em geral um logo deve transmitir algumas informações ou ser desenhado de forma a passar algum significado sobre a empresa ou sua área de atuação.

Mas o que isso quer dizer? Já imaginou uma empresa de artigos de luxo com um logo de baixa qualidade? Ou uma empresa de seguros de automóveis com um logo que passe a sensação de velocidade, movimento? Coerência é fundamental na criação de um logo corporativo.

Identidade da marca

Toda a identidade visual de uma marca está baseada no logo. Ele é o primeiro desenho a ser criado e todos os outros componentes do branding da empresa (papelaria, material promocional, websites etc.) são inspirados nele.

O logo da sua empresa pode contribuir ou prejudicar o seu sucesso. Um logo mal executado passa a ideia de amadorismo e pode afastar potenciais clientes.

Porém, um logo de qualidade rodeado de elementos contraditórios ou inconsistentes não servirá ao seu propósito. Por isso, o logo é apenas a unidade básica de um projeto de estratégia de branding que inclui fontes, cores, imagens e diretrizes visuais e de processo. Lembra do que eu disse neste texto? É sempre bom ter os conceitos de branding em mente.

Retorno sobre Investimento

Com o tempo, quando seus clientes começarem a conhecer, gostar e confiar na sua marca, eles começarão a responder positivamente a sucessivos “encontros” com o seu logo — levando a um aumento do “share of mind” (termo de marketing que indica a frequência e profundidade que determinado público lembra de uma marca) e, consequentemente, fidelização.

Além disso, um logo bem desenhado expressa profissionalismo e competência, o que pode levar seu público-alvo a escolher a sua empresa ao invés de um concorrente com um logo de baixa qualidade.

Erros Comuns

Micro e pequenas empresas quase sempre pecam na execução de um logo de qualidade. O principal argumento é que empresas de branding e marketing são caras e não vale a pena investir nisso no início.

Porém, se você não investir na imagem da sua empresa, como espera que ela cresça? Lembre-se sempre que preço e valor são coisas distintas e o retorno de uma marca que imprima profissionalismo e qualidade é inestimável.

Mas, caso ainda opte por um investimento menor, tenha sempre em mente algumas “regras fundamentais”:

  • seu logo deve ser coeso, ou seja, deve ser idêntico em todos as peças de marketing e branding da sua empresa;
  • as imagens que sua empresa veicula devem estar de acordo com o seu logo (logo sóbrio, imagens sóbrias; logo extravagante, imagens extravagantes etc.);
  • utilize no máximo duas fontes nas peças promocionais, papelaria e outros pontos de contato com o cliente;
  • nunca use clipart — além de ser extremamente amador, cliparts são de uso comum;
  • seu logo deve ser legível — caso haja alguma parte que é impossível de ler, retire-a do logo e preste atenção aos tamanhos mínimos recomendados;
  • use sempre as mesmas cores.

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