5 dicas de branding para suas redes sociais
Postado em | por Otavio Albano | em Branding, Empreendedorismo

5 dicas de branding para suas redes sociais

No último texto de retrospectiva dos 10 anos da METAPHOR, republicamos o nosso texto mais lido sobre redes sociais e como elas podem impulsionar as vendas da sua empresa.

Nesse post, vamos discutir como você pode usar as mídias sociais para construir uma marca de sucesso e atrair e manter novos clientes.

Se você já é um empreendedor, seu produto ou serviço já está no mercado e seu público já começa a conhecer o que você faz. Mas como ajudar as pessoas a lembrar da sua marca? É pra isso que uma estratégia de branding existe.

1. Dê personalidade à sua marca

As mídias sociais são ótimas para criar uma personalidade para a sua marca. Sua marca tem como alvo adolescentes? Ou é uma marca ecológica que tem como missão salvar o planeta? Ter uma marca distinta e trabalhar naquilo que a faz diferente ajudará seus clientes a identificar sua marca e manter-se fiéis.

2. Impressione com o visual

Posts visuais chamam muito mais atenção e aumentam suas chances de ser notado e lembrado. E se você está publicando em mídias como Instagram e facebook, suas imagens e vídeos devem refletir a sua marca.

Não basta pegar uma imagem da Internet e jogar seu logo num canto. Edite suas imagens, pense na paleta de cores que sua marca tem, use as fontes corretas.

Um bom profissional de branding não entregará apenas um arquivo jpg ou png do seu logo. Ele construirá um guia de estilo da sua marca, onde constam fontes, cores, usos corretos (e incorretos) do logo, alternativas ao logo principal, ícones e muito mais.

Lembre-se que as pessoas adoram compartilhar imagens de que gostam e isso não será diferente com seus posts, caso eles realmente se destaquem na multidão.

3. Mantenha sua imagem consistente

Com o guia visual da sua marca em mãos, mantenha sempre uma paleta de cores e um estilo visual coerentes e consistentes.

Você não precisa ser designer ou artista visual: ao contratar um profissional de branding, ele lhe dará as opções de cores para trabalhar e pode até mesmo criar templates para que você usar nos seus posts.

O importante é que, ao visualizar um post seu, seu cliente não precisará pensar duas vezes para reconhecer que sua empresa está representada.

4. Crie e compartilhe conteúdo relevante

Seja útil para o seu público. Nas redes sociais, seu objetivo número 1 não é vender, mas prestar um serviço aos seus clientes. As vendas são consequência desse trabalho.

Se você está numa área pouco conhecida do seu público, sua tarefa principal é informar. Este blog serve para isso: mostrar a importância do trabalho de branding para empresas. Você já deve ter percebido que nunca fiz nenhuma promoção ou enfatizei vendas aqui: o propósito é puramente disseminar conhecimento.

E isso deve acontecer não apenas com o blog da sua empresa, mas também no facebook, no Instagram, no LinkedIn etc. Mantenha seus clientes informados, torne-se útil, seja uma ferramenta para seu público.

5. Interaja com seus seguidores

Mídias sociais são um canal de comunicação permanente com seus clientes. Não há nada pior que uma página que não responde às questões e reclamações do seu público e nem sequer reage aos comentários feitos na página.

Programe uma resposta automática (facebook e Instagram oferecem essa possibilidade) para mostrar que você se importa com seus clientes, mas responda pessoalmente o mais rápido possível. Caso você não tenha tempo para responder às demandas de uma rede social, contrate um profissional para isso. É extremamente importante não deixar um cliente sem resposta.


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