
Naming: como nomear sua empresa
Mais um ano que começa (Feliz 2019!) e muitos clientes aparecem em busca de iniciar um novo negócio. E, em mais de 90% dos casos, o mais difícil é nomear a nova empresa.
Por três motivos: (1) o nome que o cliente tem em mente já existe e não poderá ser registrado no INPI (imprescindível caso você realmente queira crescer), (2) o cliente tem um nome fraco ou sem nenhuma ligação com o seu público-alvo ou leque de serviços ou (3) o cliente não tem ideia do nome para a nova empreitada.
O que torna um nome “bom”?
Antes de tudo, é importante considerar o objetivo principal do seu nome. As duas direções mais comuns a serem consideradas são:
- nome descritivo: um nome que comunica claramente os serviços que você oferece;
- nome abstrato: um nome inédito que será a base para a nova marca.
Provavelmente haverá alguma sobreposição entre as duas direções, mas é útil escolher um caminho para ancorar seu processo de brainstorming e tomada de decisão.
Também é importante considerar o futuro!
Por exemplo, Brasil Foods é um nome incrível para uma marca que vende apenas produtos alimentícios. Mas se ela quiser expandir sua linha de produtos, seu nome se torna um pouco confuso e potencialmente enganoso. Sabendo disso, a marca tornou-se brf — mesmo sem ampliar sua atuação, ela já está pronta para oferecer produtos distintos.
O que fazer ao nomear uma empresa
Se você quer acertar ao nomear sua empresa, siga as instruções abaixo. Não é necessário estar de acordo com todos os itens mas, quanto mais, melhor:
- seu nome deve ser curto, simples e cativante;
- ele deve criar uma forte imagem mental;
- ele deve ser legível e sem caracteres especiais (SEO friendly), assim aparecerá nos resultados do Google quando alguém pesquisá-lo diretamente;
- ele explica sua missão ou evidencia seus benefícios;
- ele tem um significado, compatível com a sua história e a da sua empresa. Sim, as pessoas vão perguntar o que ele significa (e isso é bom)!
E o que NÃO fazer!
Da mesma forma que é importante ter as qualidades acima, é imprescindível não cometer os erros abaixo.
- Problemas de ortografia. Alguém terá problemas em pesquisar seu nome no Google?
- Semelhanças “estranhas”. O seu nome é muito parecido com o de um concorrente? Lembrando que o INPI não registra nomes com pronúncia ou ortografia parecidas com marcas já existentes na mesma área de atuação.
- Nomes muito aleatórios e desconectados da sua marca.
- Seu domínio (seunome.com.br) não está disponível.
- Seu nome é ofensivo em outro idioma. Desde que o idioma seja relativamente conhecido em nosso país (fuja de termos em espanhol e inglês cujo significado você não conhece muito bem)!
- Seu nome é difícil de pronunciar. Lembre-se que se alguém não consegue achar sua empresa por não saber como seu nome é escrito você está perdendo clientes.
Está em dúvida sobre o nome do seu negócio? Entre em contato com a METAPHOR e o ajudaremos a escolher um nome perfeito para a sua marca!
A METAPHOR BRANDING é uma agência de design especializada em criação e gestão de marcas.
Quer transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!