Construindo uma marca
Postado em | por Otávio Albano | em Branding

Construindo uma marca

Muitos empreendedores falam de marca, identidade, logo, mas poucos realmente sabem como construir uma marca.

Uma marca é a forma como sua empresa é vista, não só pelos consumidores mas também por seus colaboradores.

E o primeiro passo na construção da sua marca é criar uma cultura interna coesa dentro da empresa, que mostra para quê sua empresa existe. Essa cultura interna pode ser chamada de identidade corporativa ou, simplesmente, identidade da marca.

A identidade da marca é a forma como sua empresa quer ser vista pelo mercado. Não confunda a identidade com a imagem. Enquanto a identidade é o que a empresa realmente é, a imagem é o que ela parece ser para quem está de fora.

E é aí que mora o perigo: se sua empresa parece uma coisa e é outra completamente diferente, há algo errado. Ao construir uma marca, o ideal é que essas duas visões sejam coesas. Não necessariamente iguais, mas nunca distintas.

Comece, portanto, se esforçando para ter uma identidade de marca coerente — algo que em grande parte pode ser comunicado internamente, criando uma cultura corporativa apropriada com uma declaração de missão clara.

Sua missão e a sua cultura interna, acompanhadas do logo e dos seus sistemas visuais, serão as ferramentas que você poderá usar para criar uma história coerente.

Sua história é a base para sua marca

Quando se fala em história, não se trata apenas de como sua empresa nasceu, desde a ideia inicial até a consolidação dela em algo físico, concreto. Mas principalmente, o porquê dela existir.

E nesse momento, muita gente vai pensar: a minha empresa existe para que eu ganhe dinheiro e me sustente. Se a sua empresa é somente isso, ela não tem um futuro muito longo pela frente, especialmente nos dias de hoje.

Com a concorrência acirrada e mudanças cada vez mais rápidas, se a sua empresa não tiver um ideal além do ganha-pão, você simplesmente não tem uma marca.

Em outras palavras, as pessoas que trabalham na sua empresa e seus clientes, não acreditarão no que você está tentando vender.

Tentar construir e gerenciar uma marca requer que todos estejam a bordo e compartilhem da mesma cultura, particularmente aquelas pessoas que atendem aos clientes e ao público em geral.

Fazer isso corretamente significa que você dedicou tempo construindo uma base adequada que se adapte à sua visão, bem como à de seus funcionários.

Isso é importante porque hoje em dia as pessoas não apenas compram produtos porque “gostam”, mas cada vez mais porque se identificam com a mentalidade da empresa que os criou e porque querem incorporar essa visão e esses ideais.

Afinal, a grande maioria das pessoas tem dezenas (às vezes centenas) de competidores que podem lhe fornecer os produtos que elas querem comprar.

Mas o que lhes faz realmente falta é uma ligação emocional, intelectual ou mesmo espiritual. E muitas vezes essa é a lacuna que elas estão tentando preencher quando fazem compras.

E é essa lacuna que uma boa marca pode ajudá-las a preencher.


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