Qual a imagem da sua marca?
Postado em | por Otávio Albano | em Branding

Qual a imagem da sua marca?

Na semana passada, definimos o que é marca. Hoje, vamos falar sobre a imagem da marca. A imagem da sua marca é o conjunto de memórias, ideias, pensamentos e sentimentos que surgem na mente do seu cliente quando consideram seu produto ou serviço.

A imagem da sua marca é definida pela forma como você gerencia os atributos da marca.

A melhor maneira de criar uma imagem de marca útil para seus negócios é encontrando uma palavra ou uma frase que resuma o principal motivo da sua empresa existir.

É essa ideia principal que você está tentando colocar na mente do consumidor. Na METAPHOR, a ideia é que transformamos negócios. Simples assim.

E deve ser simples! Não tente tornar sua mensagem complicada demais, pois quanto mais complicada ela for, mais difícil será criar tal pensamento na mente de seus clientes.

Em vez disso, concentre-se em algo simples e que tenha relevância imediata.

Ao definir sua imagem, lembre-se da concorrência

É vital que você encontre uma maneira de diferenciar sua marca da concorrência, principalmente se ela já for maior do que você. Caso contrário, você será apenas mais um.

Por esse motivo, ao tentar definir sua imagem, primeiro defina a deles. Isso é importante, já que você não pode mudar a imagem deles, mas pode mudar a sua.

Tome o tempo que for necessário para encontrar o conceito central da sua empresa, da sua marca. Assim fica mais fácil tirar vantagem das fraquezas da sua competição.

Imagem versus identidade

O primeiro passo na construção da sua imagem é criar uma cultura interna na sua empresa, que é como a empresa vê sua tentativa de estabelecer sua marca. Essa é a identidade da sua marca.

Observe que a identidade da marca e a imagem da marca não são a mesma coisa.

A grande diferença é que a imagem da marca é o que a empresa projeta para o cliente, enquanto a sua identidade é o que as pessoas dentro da empresa fazem para projetar essa imagem.

Se você está tentando definir ambas, você pode dizer que a identidade da marca é quem você é, enquanto a imagem da sua marca é como o mercado define você.

E embora você possa se esforçar para que esses dois se sobreponham, eles nunca serão os mesmos.

Lembre-se sempre que a sua marca, a sua identidade e a sua imagem são as ferramentas que você deve usar para criar uma história coerente. E sem uma história coerente, seu consumidor não cria fidelidade à sua marca.


A METAPHOR BRANDING é uma agência de design especializada em criação e gestão de marcas.
Quer transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta