6 etapas para obter retorno financeiro com as redes sociais
Postado em | por Otávio Albano | em Branding, Empreendedorismo

6 etapas para obter retorno financeiro com as redes sociais

Para micro e pequenos empreendedores, as mídias sociais devem ser uma parte essencial da sua estratégia de branding e marketing. Empresas com presença nas mídias sociais têm, em média, 32% mais vendas do que as que não têm. Mas como obter retorno financeiro com as redes sociais?

Não é suficiente tuítar qualquer coisa ocasionalmente ou fazer um story aleatório no instagram. Você precisa de um plano com foco em um público-alvo específico, além de uma maneira de acompanhar seu progresso.

Aqui, descreveremos as etapas que você pode seguir para maximizar sua estratégia de branding nas mídias sociais e melhorar seu retorno sobre investimento (ROI).

1. Tenha objetivos em mente

Antes de lançar qualquer campanha de mídia social, é importante primeiro estabelecer suas metas. Entrar cegamente em redes sociais pagas é uma ótima maneira de gastar seu tempo e dinheiro sem receber nada em troca.

Para empreendedores, os objetivos mais comuns são aumentar o tráfego e a visibilidade, o engajamento, a geração de leads e as vendas. Priorize seus objetivos e escolha o que você quer conquistar primeiro.

Veja a frequência com que seus concorrentes postam, conduza pesquisas do setor para ver a quantidade ideal de conteúdo para publicar por dia em cada canal e, em seguida, defina claramente sua própria estratégia. Coloque metas diárias, semanais e mensais em um documento fácil de ler. Um arquivo Word ou Excel funcionam muito bem.

No seu arquivo, coloque as redes em que publicou, as datas de publicação e as metas de cada um dos anúncios. Plataformas de gerenciamento de mídia social, como o Hootsuite, podem ajudar a agendar postagens, monitorar e gerenciar feeds sociais e acessar análises de desempenho, mesmo nos planos gratuitos.

2. Selecione suas redes sociais com cuidado

Ao escolher redes para seus anúncios, tente escolher uma ou duas redes que melhor se alinhem com suas metas e objetivos. Pinterest, facebook, twitter, instagram e LinkedIn têm públicos bem específicos. Algumas coisas a considerar incluem:

  • Os dados demográficos desta rede servem à minha marca?
  • Meu concorrentes buscam usuários nessa rede?
  • Meu público-alvo está presente constantemente aqui?
  • Meus formatos de anúncio se encaixam nessa mídia?

Depois de escolher os principais canais para se concentrar, é hora de passar para o conteúdo.

3. Assegure-se que você está alcançando o seu público-alvo

O baixo engajamento com postagens de mídias sociais é um problema constante de empreendedores. Se você não está conseguindo o engajamento social que deseja, uma das razões pode ser que seu conteúdo não esteja atingindo seu público-alvo. Envolver-se efetivamente com seu público significa compreender quem ele é e os tipos de conteúdo com os quais ele mais se envolve. Coisas para observar incluem:

  • Sobre o que eles estão postando?
  • Quais dos posts do seu concorrente recebem mais reações de seus seguidores?
  • Com quem eles estão envolvidos?

A análise desses dados pode fornecer informações sobre o tipo de conteúdo que funcionaria bem para você.

4. Trate cada rede social individualmente

As plataformas de mídia social têm suas próprias forças e fraquezas individuais, o que significa que uma única estratégia não funciona. Embora alguns conteúdos possam ser distribuídos por todos os canais, como o lançamento de um novo produto, você deve ajustar sua estratégia com base no público específico de uma plataforma.

Por exemplo, os usuários do instagram estão mais interessados em conteúdo visual, enquanto o LinkedIn é mais voltado para os negócios, com usuários procurando por conteúdo educacional.

Ao adaptar seus esforços aos pontos fortes de cada canal, você terá mais chances de se conectar com seu público-alvo.

5. Poste com a frequência necessária para obter engajamento

Ao procurar seguir pessoas no twitter ou no instagram, você provavelmente não prestaria atenção a contas que são publicadas uma ou duas vezes por mês. Para construir uma estratégia de rede social e aprender quais táticas são eficazes, você deve postar com frequência.

Embora a postagem diária em todos os seus canais principais seja ideal, a frequência geral varia. O que permanece o mesmo, no entanto, é que, se você não estiver postando o suficiente, seu público-alvo simplesmente não verá seu conteúdo.

6. Meça seus esforços constantemente

Uma grande razão pela qual o ROI para publicidade social é tão baixo é que as marcas não estão medindo o desempenho de suas mídias sociais. Você deve atualizar, alterar e testar continuamente seu conteúdo para maximizar sua eficácia.

Reserve um tempo todo mês para analisar métricas importantes para sua empresa, como número de postagens, crescimento de seguidores, cliques em seu site, visualizações de página, postagens ou compartilhamentos, impressões etc. Veja cada canal separadamente e compare seus esforços com o de seus concorrentes para ver onde você está.

Teste diferentes tipos de anúncios para ver o que está funcionando e com o que seguir em frente. Por meio de testes constantes, você aprenderá suas próprias práticas recomendadas e o que funciona melhor para sua empresa.

Embora as estratégias sejam diferentes, as práticas descritas aqui ajudarão sua empresa a estabelecer uma presença efetiva nas mídias sociais.


A METAPHOR BRANDING é uma agência de design especializada em criação e gestão de marcas.
Quer transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

Deixe uma resposta