8 passos para criar o branding da sua empresa
Postado em | por Otávio Albano | em Branding

8 passos para criar o branding da sua empresa

Em 2019, a METAPHOR completa 10 anos. E, por isso, estamos publicando uma retrospectiva dos textos mais lidos do nosso blog. O texto de hoje fala sobre como criar o branding da sua empresa. E não, não é só um logo! 😉

Quem acompanha o blog da METAPHOR já sabe que branding é um dos aspectos mais importantes de qualquer negócio, pequeno ou grande. Uma estratégia de branding efetiva lhe dá inúmeras vantagens em um mercado cada vez mais competitivo.

Mas como estabelecer o branding da sua empresa? E como ele pode afetar o seu negócio quando você tem uma micro empresa ou mesmo uma MEI?

O seu logo é importante, claro. Mas não é só isso. Junto com seu logo, seu website, suas redes sociais, suas embalagens, o serviço ao consumidor, dentre outras coisas, definem a sua marca.

Isso estabelecido, você precisa que tudo trabalhe de forma uniforme e coesa para começar a pensar em estratégia de branding, ou gestão de marca.

Mas, antes dos 8 passos para a sua estratégia, tome um tempo para pensar a sua empresa. Essa parte, acreditem, é essencial. Ao refletir sobre os porquês de estar no mercado, você pode estabelecer uma marca forte e sólida.

Definindo sua marca

Definir sua marca é como uma jornada de autoanálise. Pode ser difícil, demorado e desconfortável. Mas vale a pena. Você precisa, pelo menos, responder às questões abaixo:

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Quais os benefícios e características dos seus produtos ou serviços?
  • O que seus clientes atuais e em potencial pensam da sua empresa?
  • Que qualidades você quer ver associadas à sua empresa?

Faça a lição de casa! Aprenda as necessidades, hábitos e desejos dos seus clientes atuais e daqueles que você quer ter como cliente. E não fique apenas imaginando o que eles pensam. Saiba o que eles pensam, pergunte pra eles.

Definir sua marca e desenvolver uma estratégia pode ser complexo, mas é fundamental para o sucesso da sua empresa. Caso tenha muita dificuldade, considere contratar um escritório ou profissional de branding.

Quando você definir sua marca, está na hora de começar sua estratégia de branding. Abaixo, algumas dicas efetivas a seguir:

1. Crie um logo de sucesso

A imagem da sua empresa será tão boa (ou ruim) quanto o seu logo. Não queira economizar nessa etapa, isso só lhe trará prejuízos a longo prazo.

2. Escreva a “mensagem” da sua marca

Quais são as mensagens-chave que você quer comunicar para seus clientes? Ou seja, qual é a impressão que seus clientes devem ter ao comprar seus produtos ou serviços?

Você e todos os seus colaboradores devem ter em mente, de forma clara, essa mensagem. Portanto, escreva-a e coloque-a em lugar visível.

3. Integre sua marca

Branding não é apenas o logo. Sua marca se estende a todos os aspectos do seu negócio — como você atende o telefone, como você recebe seus clientes, sua pontualidade em reuniões, sua assinatura de e-mails, tudo.

4. Crie uma voz para sua marca

Essa voz deve ser aplicada em toda a comunicação escrita e incorporada aos seus elementos visuais, on e offline. Sua marca é amigável? Formal? Séria? Divertida?

Escrevi sobre voz da marca há algum tempo. Dê uma olhada aqui.

5. Desenvolva uma assinatura de marca

Assinatura de marca é uma frase (ou mesmo uma palavra) que captura a essência da sua empresa. Por exemplo, a assinatura da METAPHOR é “Transformando negócios”. Pense em uma frase que sintetize tudo que você oferece de forma simples e rápida.

6. Tenha padrões consistentes para a sua marca

Use sempre a mesma paleta de cores, o mesmo visual para imagens, o logo sempre da mesma forma. Lembre-se: um profissional de branding sério deve entregar um guia de uso da sua marca e não apenas uma imagem .jpg ou .png.

7. Seja fiel à sua marca

Os clientes não retornarão à sua empresa — ou a indicarão para outras pessoas — caso você não entregue aquilo que promete. Lembre-se: sua marca é uma promessa. Cumpra-a!

8. Seja consistente

Essa última dica envolve todas as outras anteriores. Se sua marca não for consistente e coesa, ela não passa sua mensagem e não fica na cabeça dos seus clientes.

Se você não conseguir ser consistente com sua marca, ela não existe como tal. Pense nisso.


A METAPHOR BRANDING é uma agência de design especializada em criação e gestão de marcas.
Quer transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

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