Qual a voz da sua marca?
Postado em | por Otávio Albano | em Branding, Empreendedorismo

Qual a voz da sua marca?

Estamos vivendo momentos ímpares em branding. Com o surgimento de canais acessíveis para ampliar a voz da sua marca, hoje em dia há oportunidades como nunca houve antes.

No entanto, as vantagens que tornam esses momentos empolgantes também os tornam desafiadores: com mais canais, melhores ferramentas e tecnologia mais inteligente, surge também saturação, sobrecarregando o público.

Em meio a todo esse caos de informações e superexposição, apenas as marcas que aprenderem a falar com seus clientes irão atrair a atenção. Marcas são sedutoras ou imperceptíveis, convincentes ou invisíveis, honestas ou ignoradas. Infelizmente, não há meio-termo.

É por isso que se tornou tão crucial descobrir o que torna a sua história única e compartilhá-la em uma voz igualmente distinta. Se você está tentando criar uma voz memorável para sua marca, este texto lhe dará suporte a todo o processo. Continue lendo para aprender um exercício de personalidade de marca simples que você pode usar em qualquer setor.

3 passos para uma voz de marca distinta

Embora não exista apenas uma maneira para definir uma voz de marca única, este é o método que usamos com nossos clientes na METAPHOR. Ele consiste em 3 etapas principais:

  1. selecionar traços de personalidade que capturem o caráter humano da marca;
  2. listar os diferentes tipos de emoções que sua marca deve transmitir no dia a dia e;
  3. encontrar um conjunto de expressões, frases e respostas que se encaixem em cada uma dessas emoções.

O resultado final não é apenas um inventário dos traços de personalidade mais importantes de sua marca, mas também um conjunto de termos concretos para usar em cenários que exigem tons diferentes. Vamos examinar cada uma dessas etapas com mais detalhes:

1. Selecione traços de personalidade de marca

As mensagens da sua marca (emails, posts, anúncios etc.) devem parecer excêntricas ou conservadoras? Intelectuais ou descontraídas? Pense em todas as situações em que sua marca se comunica com o público e atribua uma personalidade à conversa.

Quanto terminar de fazer esse exercício, você deve ter mais clareza sobre os tipos de características humanas que gostaria que sua marca retratasse. Pessoas se relacionam com pessoas e, se sua marca é como as pessoas, elas também se relacionam com você.

2. Liste emoções ligadas à sua marca

Que tipo de emoções sua marca expressa regularmente? Criei uma lista de 5 básicas para você começar:

  • afeto;
  • alegria;
  • confiança;
  • interesse;
  • surpresa.

Sinta-se à vontade para adicionar quantas quiser à lista da sua própria marca. Tenha em mente que as emoções devem ser aquelas que sua marca quer passar para o seu público. Tristeza, por exemplo, não é uma emoção desejável para uma marca.

3. Crie uma lista de palavras e expressões para cada tom

Depois de selecionar as emoções tipicamente associadas ao seu negócio, crie palavras e frases que capturem a resposta ideal da sua marca.

Depois de concluir este exercício, você terá uma descrição clara da personalidade de sua marca, uma voz abrangente para pontuar suas mensagens e uma lista de expressões para cada tom em que terá que se comunicar.

Espero que este simples exercício o tenha ajudado a afinar o que distingue a sua marca das outras em todas as conversas que ela tiver — até mesmo adaptando o tom para se adequar a diferentes cenários!


A METAPHOR BRANDING é uma agência de design especializada em criação e gestão de marcas.
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