Porque sua marca não atrai o cliente certo
Postado em | por Otávio Albano | em Branding, Empreendedorismo

Porque sua marca não atrai o cliente certo

Você é apaixonado pela sua empresa, sua ideia para o negócio é perfeita e você se importa com tudo que faz, mas parece que não consegue trazer os clientes certos. Algo lhe parece familiar? Será que sua marca atrai os clientes que você gostaria?

No post de hoje, vou mostrar alguns dos erros cometidos por empresários em relação a suas marcas e o que fazer para corrigir e não mais cometer essas falhas.

Pra começar, quando falo em clientes “certos”, quero dizer aqueles que apreciam o seu trabalho duro, pagam o que você vale e com os quais trabalhar é muito divertido e gratificante.

E, antes de corrigir eventuais erros é imprescindível saber quem é seu cliente ideal! Já falei com muitas pessoas frustradas por não receber os clientes “certos”, mas elas nem sequer sabem qual o perfil do cliente ideal. O benefício de saber quem é seu cliente certo é “dar nome aos bois” e estabelecer metas para você.

Vamos explorar algumas razões pelas quais sua marca não está atraindo os clientes certos e como você pode corrigir eventuais erros?

Seu logo e website não refletem a sua empresa

Este é o maior (e mais comum) erro que eu encontro — seu logo e site não têm nada a ver com sua empresa. Só porque você ama a cor rosa, não significa que tudo no seu site deve ser rosa, especialmente se isso não refletir seu cliente ideal. Tudo o que você comunica tem que “falar” com seu cliente certo.

O que fazer:

  • Pense no seu cliente ideal e dê uma olhada no seu logo e site. Se você fosse o cliente, o que você acharia? À primeira vista, sua marca fala diretamente com eles? Se não, dê uma olhada em seus concorrentes e veja o que eles estão fazendo e veja como você pode tornar o seu branding diferente e relevante.
  • Leia o conteúdo do seu site com o seu cliente ideal em mente e realmente pense se o que você está dizendo está falando a linguagem que ele vai entender. Perdi a conta de clientes que tinham sites cheios de frases de efeito que não queriam dizer nada. Pior: muitas nem sequer faziam sentido!

Sua linha de produtos e serviços é muito confusa

Como empreendedores, somos obrigados a fazer muitas coisas. Mas só porque você pode fazer todas essas coisas, não significa que você tem que oferecer tudo e mais um pouco no seu negócio.

Quando você faz muitas coisas, você não consegue se concentrar apenas naquilo que fez com que seu negócio nascesse. Assim, o que você tem a oferecer se torna confuso e você deixa de oferecer às pessoas exatamente o seu melhor.

O que fazer:

  • Anote tudo o que você faz agora e pense na única coisa que você absolutamente ama e em que é realmente bom. Agora baseie seu negócio nisso!

Seu trabalho não reflete o trabalho que você quer fazer

Seja você um instrutor particular de ioga ou um técnico em manutenção de computadores, seu trabalho deve refletir o tipo de trabalho que você realmente quer fazer.

Por exemplo, se você é uma nutricionista especializada em nutrição pré-natal, então o trabalho que você mostrar deve ser sobre nutrição pré-natal. Não deve haver nada em seu site ou em suas táticas de marketing que a posicione como algo diferente disso.

O que fazer:

  • Remova qualquer coisa do seu portfólio e de sua comunicação de marketing que não atraia seu cliente ideal. Se você está apenas começando e não tem muito trabalho para mostrar, faça parcerias com “clientes ideais” que podem lhe prestar serviços em troca.

Como empreendedores, é normal cometermos erros. Afinal, empreender é um caminho onde a experiência advém justamente dos erros cometidos. Mesmo assim, é sempre possível buscar conhecimento para minimizar as falhas e otimizar acertos.


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