O segredo do sucesso em empreendedorismo
Postado em | por Otávio Albano | em Empreendedorismo

O segredo do sucesso em empreendedorismo

Todo empreendedor quer ter sucesso nos negócios. Nunca tive um cliente que me dissesse “ah, se der certo, ok; se não der, tudo bem também”. Aventurar-se no mundo do empreendedorismo é um risco do qual todos querem se sair bem.

Porém, poucos se preocupam com a imagem que estão passando, tanto como empreendedores quanto como empresa. Porque a grande maioria se esquece do primordial: clareza.

Não importa o que você faça, você precisa ter clareza quanto ao que quer e ao que transmite a seus atuais e futuros clientes, parceiros e colaboradores.

Minha vida profissional e a de meus colaboradores aqui na METAPHOR resume-se a ajudar nossos clientes a “esclarecerem as coisas”. A mensagem que querem passar é quase sempre clara em suas próprias cabeças, mas sempre se perde alguma coisa na tradução.

O fato é que as palavras e imagens importam. Uma única palavra, foto ou imagem mal utilizada pode inviabilizar campanhas inteiras e deixar o seu público-alvo cada vez mais longe de você.

Quer evitar desmotivação e alta rotatividade? Seja claro com seus colaboradores

Uma pesquisa da Gallup realizada nos Estados Unidos mostrou que 50% dos trabalhadores locais não sabe ao certo o que se espera deles — o que causa enorme frustração e desmotivação.

Você precisa definir metas claras para sua empresa, sua equipe e todos os os seus colaboradores, em todos os departamentos. Quando há confusão, quem paga é você.

Não basta enviar um e-mail para sua equipe. Tire um tempo para pensar sobre o que quer que cada um faça. Escreva, edite e torne cada vez mais clara sua mensagem. Você ficará surpreso com quantas dores de cabeça você pode evitar quando diminuir a velocidade, refletir e fizer um esforço extra para tornar tudo claro.

Quer parar de gastar com publicidade? Tenha uma estratégia clara

Publicidade eficaz é uma combinação de duas coisas: o que dizer e como dizê-lo.

A parte “o que dizer” significa que você precisa articular sua estratégia com muita clareza. A parte “como dizer” é o trabalho da equipe de criação. Um escritório de marketing ou branding não pode fazer seu trabalho se não houver uma estratégia clara.

Infelizmente, a maioria dos empreendedores ainda não tem uma estratégia em mente e muitos gerentes de marketing não sabem a diferença entre estratégia e tática.

Aqui na METAPHOR, antes de qualquer decisão de branding, traçamos uma estratégia baseada no futuro que você quer para sua empresa. E seu futuro precisa estar claro para você se você quer uma estratégia de comunicação eficiente.

Quer anúncios que se convertem em vendas? Seja claro quanto à proposta de valor

Um anúncio não é uma descrição do que você faz ou vende, mas um super resumo do que o seu público tem a ganhar comprando de você. Uma combinação de benefícios racionais e emocionais específicos para o seu público-alvo.

A criatividade é a alma da publicidade. Mas às vezes você tem que colocar a clareza na frente da criatividade. Comece com a proposta de valor e depois pense na estratégia. Daí, um breve resumo criativo, traduzido no seu anúncio.

Quer construir uma marca? Seja claro quanto a seus valores

Tire um tempo para pensar e escrever sobre o que a sua marca representa. E transforme seus valores em uma declaração de missão clara e concisa.

A missão da METAPHOR é simplesmente transformar negócios através de estratégias de branding. Simples e claro, não? Sempre que finalizamos um job novo para um cliente, nos perguntamos: “Isso está transformando o negócio do nosso cliente?”. Se nossa resposta é não, voltamos ao trabalho até ficar clara a transformação efetiva no nosso cliente.


A METAPHOR BRANDING é uma agência de design especializada em criação e gestão de marcas.
Quer transformar o seu negócio? Entre em contato com a gente!

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